SOBRE A EMPRESA​

A Jornada da Cardioprótese na Indústria de Produtos Cardiovasculares

Na década de 70, o médico Iseu de Santo Elias Affonso da Costa, pioneiro da cirurgia cardíaca no Paraná, primeiro discípulo do professor Euryclides de Jesus Zerbini durante a residência em São Paulo, deu início às pesquisas e implantes de próteses biológicas, utilizando para a confecção delas, membranas de dura-máter. Na sequência, seu filho, cirurgião cardíaco – Dr. Francisco Diniz Affonso da Costa, dava sequência aos trabalhos utilizando membranas de pericárdio bovino para a confecção das biopróteses. No início, as biopróteses eram confeccionadas no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Curitiba. Em 1985, Francisco criou a Cardioprótese com a irmã e sócia, a advogada Julia Diniz Affonso da Costa. Inicialmente a empresa esteve sediada no bairro do Água Verde em Curitiba por alguns anos, se transferindo para o Parque Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, por mais de dez anos, onde manteve contrato de parceria técnico – científica com a Universidade. Neste período, pode realizar muitos desenvolvimentos tecnológicos que permitiram criar um novo design para as biopróteses de pericárdio bovino e desenvolver e patentear a tecnologia de descelularização de tecidos biológicos que se demostrou altamente eficiente como metodologia anticalcificante em enxertos cardiovasculares. No início de 2019, a empresa transfere suas instalações físicas para nova área na BR-116, número 9770 – no bairro Jardim Botânico, onde continua até hoje.

POLÍTICA DE QUALIDADE​

Qualidade e Excelência: A Cardioprótese no Mercado de Saúde

A empresa visa melhoria contínua e manutenção da eficácia do sistema da qualidade que aprimore sua gestão. Para tanto, busca garantir qualidade e segurança na fabricação de seus produtos, através da implementação dos regulatórios e legislação pertinente. Este compromisso não apenas visa maior produtividade, satisfação do cliente e desenvolvimento, mas também busca assegurar o respeito aos seus colaboradores e ao meio ambiente. A Cardioprótese está empenhada em alcançar os mais altos padrões de excelência em todas as áreas de sua atuação."

NOSSO FUNDADOR​

Dr. Francisco Diniz Affonso da Costa

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1982), possui Mestrado (1987) e Doutorado (1994) em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (1987). É professor Livre-Docente pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (2001). Especialista em Cirurgia Cardiovascular e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. Foi Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde concentrou sua linha de pesquisa nas áreas de Cirurgia Cardíaca, Cirurgia de Ross, Implante de Homoenxertos Valvares e no desenvolvimento de novas tecnologias em substitutos cardiovasculares, o que resultou na obtenção do direito de propriedade intelectual com a metodologia de descelularização de tecidos cardiovasculares. Como reconhecimento internacional, foi aceito como Membro Titular da American Association for Thoracic Surgery (AATS), posição que só foi alcançada por 6 cirurgiões brasileiros até o momento. Nesta sociedade, passou a integrar o "Editorial Board" do Journal of Thoracic and Cardiovascular Surgery (JTCVS), considerada a revista de maior impacto científico na especialidade no mundo. Nos últimos três anos, foi revisor em mais de 100 publicações nesta revista médica.